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Saiba como será a nova modelagem de transporte coletivo em Joinville

  • Foto: Divulgação -

O novo modelo é baseado nos eixos de Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência

A partir de todos os estudos já realizados, uma das novidades apresentadas para a população é a criação do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob). Ele é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência e tem como principal função oferecer ao joinvilense um sistema que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade, prevendo pontualidade, aumento na quantidade de viagens, e diferentes recursos tecnológicos que vão aumentar a segurança tanto dos passageiros quanto dos profissionais.

Entre as melhorias está previsto wi-fi, monitoramento com câmeras e ar-condicionado em todos os veículos, reforma completa dos terminais de ônibus e manutenção dos abrigos para passageiros.

No eixo Mobilidade, os destaques são o aumento de 4,8 mil viagens por semana e aumento na frota para 295 veículos, seguindo as especificações de conservação, entre elas, idade média de 5 anos e idade máxima de 10 anos. Câmeras nas portas e câmera de ré também vão ajudar na segurança dos usuários. Com relação ao transporte eficiente, a novidade é a possibilidade de 25 vans adaptadas e aplicativo para agendamento das viagens.

Quando se fala no eixo Infraestrutura é importante o joinvilense saber que estão mantidos todos os terminais em funcionamento atualmente, com previsão de uma reforma total nas estruturas em um cronograma de 36 meses. Além disso, os abrigos de ônibus receberão manutenção periódica e está prevista a implantação de 1,4 mil novos.

No eixo Tecnologia, o novo modelo do transporte coletivo de Joinville prevê um sistema integrado com geolocalização e telemetria que vai garantir o acompanhamento em tempo real dos veículos. Com, pelo menos, cinco câmeras dentro da cada ônibus também será possível realizar o videomonitoramento. Sobre a bilhetagem, a modernização prevê biometria, QR-Code, integração sem necessariamente entrar no terminal, sistema antifraude e possibilidade de valor promocional.

Por fim, o eixo Transparência, traz com ele a criação de uma Central de Controle Operacional (CCO) com informações e imagens ao vivo, avaliação frequente da qualidade do serviço por meio de indicadores e um plano de prazos e metas para a mudança da matriz energética.

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